sábado, 25 de abril de 2009

Snix - Quand le Soleil se Levera (Rock O Rama – 1986)


















A França sempre teve solo fértil quando se refere a bandas (com o decorrer do tempo deverei citar algumas boas referências). O Snix clássica banda dos anos 80, apesar de uma discografia curta (infelizmente!) sempre demonstrou muita qualidade em suas composições, seja liricamente como no lado instrumental. Entre algumas curiosidades a banda, ou familia, em determinada época sua formação foi composta por três irmão Didier, Jack e Boni (The Veros e The New Chords). Considero este trabalho um dos melhores da minha coleção pessoal e por que não classifica-lo uma obra prima. Formação Didier (Vocal), Fred (Guitarra), Manu (Baixo) e Boni (Bateria).

01. Intro
02. Ces Annees La
03. Europe
04. Pourquoi
05. Envers et Contre Toust
06. Quand le Soleil se Levera
07. Le Meilleur de Moi-Meme
08. Pas le Droit a L`Erreur
09. Clockwork Orange
10. Assassins
11. Le Voyage Sans Retour
12. Fin

REVOLTA URBANA ZINE

Entre Abril de 1999 e Abril de 2002 correu pelas ruas de São Paulo, Brasil e do mundo o zine Revolta Urbana, foram ao todo cinco edições das quais a última totalmente em inglês (A previsão seria bilíngue, porém os problemas do dia a dia tornaram o projeto inviável). Ao encerrar as atividades uma boa parcela de amigos, fans de música, zineiros, curiosos entre tantos outros me questionavam qual seria o real motivo do encerramento do zine. E de forma incansável respondia “Falta de tempo”. Parece pouco, mas pergunte para quem já se envolveu nesse tipo de empreitada, quanto tempo tem que se dedicar para tentar realizar um trabalho ao menos satisfatório, e particularmente meu lema é “procure sempre fazer da melhor forma possível, mesmo que o resultado final não te agrade, trabalhe para alcançar o melhor”. Se for para fazer de qualquer jeito, melhor não iniciar!
Tive a oportunidade de entrevistar bandas de vários cantos do mundo, personalidades que trabalharam e trabalham com afinco em pró da cena. Gente muito bem humorada, mas também muita gente mal humorada e arrogante. Gente que ao descobrir que o zine era do Brasil respondia prontamente com empolgação, outros com demagogia, má vontade e ironia por se tratar de Brasil. De todos esses tiramos lições e aprendemos muito!
Conhecemos também gente mau caráter que teve a capacidade de montar distribuidoras fantasmas para roubar aqueles que enviavam seu suado dinheiro para comprar o velho e bom vinil, compactos e vhs, que posteriormente cds, dvds e etc...
Saudações a todos que deram força e acompanharam os passos do Revolta Urbana em especial ao Marcio (Zine Alternar), diga-se de passagem um dos mais completos que tive a oportunidade de conhecer, onde cobria cenas como ska, psychobilly, hardcore, Oi!, punk rock com uma maestria de se fazer escola, tive a oportunidade de escrever minhas primeiras resenhas.
Peter Swillen que sempre me auxiliou, deu força e motivou na manutenção deste árdua trabalho!
Fabio parceiro que durante algum tempo juntos massacramos nossos instrumentos, e editor do zine Nova Estirpe, 100% Oi!
Um dos personagens mais divertidos que pude trocar idéias e culminou em uma entrevista muito rica, Miguel vocalista da banda portuguesa Mata Ratos.
E um cara que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente no show do Cockney Rejects, o Glauco, a gente trocava correspondência (via carta, ou seja, faz muito tempo!).
Os zineiros XOSE e ESTRELLA do Camden Town (Espanha), CYRIL e VIRGINIE do Mieux Que Des Cops de Docs (França) entre tantos outros que não caberiam neste espaço.